Educação

Gaia e os Desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Gaia BNCC
Base nacional comum curricular

A BNCC estabelece habilidades e competências que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, visando uma formação integral.
Talvez o maior desafio na implementação da BNCC seja o de proporcionar vivências e experiências interdisciplinares para uma educação verdadeiramente integral.
A Gaia auxilia a sua escola na aproximação das competências gerais da BNCC às práticas pedagógicas, promovendo diversas experiências essenciais para o desenvolvimento integral. Todos os nossos produtos têm como base a metodologia ativa e interdisciplinaridade. Contamos como uma equipe de especialistas que dialogam constantemente com a escola de modo a atender suas necessidades e cronograma.

Educação Infantil

Na Educação Infantil, a BNCC está estruturada sob dois pilares, as interações e a brincadeira, dividindo a organização curricular em 5 campos de experiências.
Dentre os produtos desenvolvidos pela Gaia, a Escola da Natureza e alguns roteiros de Estudo do meio estão direcionados à Educação Infantil, em que as atividades priorizam as vivências e contemplam os 5 campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gesto e movimento;
  • Traços, sons, cores e formas, escuta;
  • Tempo, quantidades;
  • Relações e transformações.

Ensino Fundamental

De acordo com a BNCC, o ensino de ciências, ao longo do ensino fundamental, deve ter como objetivo o letramento científico, enfatizando o estímulo da curiosidade, da cooperação e do trabalho coletivo no processo de aprendizagem e no respeito a diversidade, entre outros aspectos que são próprios ao desenvolvimento científico.

Em todos os produtos GAIA (Escola da Natureza, Estudo do meio e Projeto Vivências)  o processo de construção do conhecimento científico acontece por meio do diálogo e por meio da metodologia conhecida por Problem Based Learning (PBL), onde uma simples pergunta orientadora estimula a proposição, críticas e testes das diferentes hipóteses levantadas pelos próprios alunos na busca pela resolução de um problema prático proposto por eles mesmos.

O ensino fundamental está estruturado sob três eixos temáticos (Matéria e energia, Vida e Evolução e Terra e Universo). A partir de uma perspectiva de ensino em espiral, os três eixos temáticos são abordados em todas as séries de forma integrada, garantindo uma distribuição mais equilibrada dos conteúdos. Os assuntos abordados anteriormente são retomados antes de se desenvolver novas habilidades, sendo estas desenvolvidas de maneira crescente em termos de complexidade ao longo do ensino fundamental.
A gaia oferece opções de atividades extracurriculares monotemáticas ou multitemáticas que auxiliam no desenvolvimento das habilidades e competências desejadas pela BNCC.

Ensino Médio

O Ensino Médio compõe a etapa final da educação básica, sendo uma continuidade da educação infantil e do ensino fundamental. Portanto, a construção do conhecimento nesta fase ainda está pautado no desenvolvimento das competências gerais seguindo o princípio da educação integral. Assim, é muito importante que esta etapa favoreça a atribuição de sentido às aprendizagens e que o estudante seja ainda mais estimulado a protagonizar o seu aprendizado, dando a ele autonomia pessoal, profissional, intelectual e política.

Neste contexto, o Escola da Natureza e Projeto Vivências abrem espaço para que os alunos reflitam sobre suas experiências, aprendizados e para o trabalho colaborativo, tornando-os mais aptos para o enfrentamento dos desafios futuros.